Blusa de senhora

  • Museu: Museu dos Biscainhos
  • Nº de Inventário: 2705 MB
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Traje
  • Autor: Autor desconhecido (Ateliê de costura (?))
  • Datação: Século 19/20
  • Dimensões (cm): Comp. manga. cerca de 59. x Alt. 59
  • Descrição: Blusa de senhora de mangas duplas e gola alta em tecido de seda natural estampada com motivos florais nas cores rosa e verde e pontilhada por toda a superfície nesta última referência cromática, sombreada por tecido de seda natural cor de pérola. A peça, de feitio cintado, abre à frente formando ligeiro trespasse, com rendas de bilros em fio de linho cor de pérola definindo um sequência de losangos contendo dois padrões que se alternam, sombreados, e que compõem uma espécie de escapulário e, na parte frontal, realçe para nervuras verticais, decoração que se repete, na parte superior da peça. As costas redefinem estruturalmente o mesmo desenho mas inserindo apenas três aplicações rendadas no formato poligonal referido. A união de ambas as partes (frente e costas) concretiza-se através de um ponto que sugere renda. A partir do ombro nascem duas mangas sobrepostas em cada braço, umas curtas em que se alterna o tecido de seda com entremeios de renda mecânica, e outras compridas e articuladas com a estrutura do forro. Apresentam-se avolumadas em roda na parte superior e estreitando em forma de cano na zona inferior - abaixo do cotovelo -, onde se desenham nervuras paralelas transversais entrecortadas por renda na forma de dois entremeios e de uma aplicação losangular; o punho é guarnecido por remate rendado com recortes lobulares. A gola é alta, guarnecida com nervuras e aplicação de uma renda circular central, da tipologia das anteriormente mencionadas, um entremeio horizontal e aplicação de renda de remate. A sombra ou forro apresenta-se em panos unidos por costuras, seis à frente e igual número atrás, abotoando-se frontalmente através de nove botões circulares em madrepérola, de que sobrevivem actualmente sete, e é cintada através de quatro pinças assegurando os então exigíveis dimensionamentos de "peito de rola" e de "cintura de vespa", que definiram a parte superior do corpo até ao começo do século XX, na "silhueta em S", concepção introduzida pelo grande costureiro Worth nos finais do século XIX e extensivel ao início do seguinte, a qual era assegurada pelo uso de um espartilho interior. Destacada da peça existe uma tira do tecido exterior constituída por duas fitas unidas e que poderá corresponder ao remate da cintura na zona frontal, presentemente inexistente. Teresa d'Almeida d'Eça|MUSEU DOS BISCAINHOS
  • Incorporação: Doação anónima.
  • Centro de Fabrico: Portugal (?)

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