Descrição: Bolsa de senhora de pequenas dimensões composta por renda de tule com aplicações decorativas de cordão de fio de seda frouxo cor de pérola, renda de tule branca e lisa e por tecido de cambraia de linho. Apresenta um formato ovóide com um remate inferior amendoado e um desenvolvimento superior com estreitamento a que se segue uma abertura flabiforme. A parte correspondente à bolsa ou saco é estruturada no bojo ou corpo central por tripla prega em tecido de cambraia de linho branco posicionada em viés, definindo uma cunha cujo vértice se direcciona para cima; a restante peça é confeccionada em tule com aplicação de um cordão /galão que organiza uma curiosa decoração de sugestão de vermiculuras que se estendem até à parte superior assumindo junto da cercadura um recorte de sinuosidades.
Da periferia ogival inferior suspendem-se cinco borlas elaboradas com o cordão mencionado e, na parte interna da garganta insere-se uma fita de cetim por onde originalmente deveria passar uma estreita fita que permitiria por estrangulamento o fecho da bolsa por aquela área e, no sector interior de abertura, a aplicação de um forro em tecido de tule branco liso.
A bolsa constitui um objecto delicado, com destaque para a decoração da renda obtida pelo efeito do cordão de seda sobre a transparência do tule assim como para o rigor de execução das pequenas borlas de secção losangular.
O tamanho diminuto remete o espécie têxtil em estudo para a época Império, sendo um exemplar das "indispensáveis" ou "réticules" que vieram colmatar a ausência de bolsos nos vestidos da época (1792 - 1826) e que serviam para o transporte de pequenos objectos, constituindo-se como as primeiras bolsas de senhora cuja moda se estende desde então até à actualidade.
Incorporação: Doação anónima.
Centro de Fabrico: Europa.Presumivelmente Portugal.
Bibliografia
BRANDÃO, Ana Maria - 300 anos do Traje. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1982
MENDONÇA, Maria José - "Rendas Portuguesas e estrangeiras dos séculos XVII a XIX. Catálogo.". Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, Maio de 1948
MUSEU NACIONAL TRAJE - (O) Traje Império e a sua época.1792-1826. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992.
JOHNSTON, Lucy; KITE, Marion;PERSSON, Helen. - "Nineteenth-century Fashion Detail", V & A Publishing, 2009.
IWAGAMI, Miki. - "19th CENTURY" , in "The Collection of the Kyoto Costume Institute, Fashion. A History from the 18th to the 20th Century", Vol. I, Taschen, 2010.
Exposições
Exposição Permanente. Sala do Século XIX.
Museu dos Biscainhos. Braga
Exposição Física
1800.1900 | traje de um século. a colecção do Museu dos Biscainhos