Punho de camisa masculina
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2879 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 9,4 x Larg. 27,4
-
Descrição: Punho de camisa masculina, em tecido de linho branco engomado, de formato rectangular, constituído por dois panos unidos junto das arestas através de costura a linha da mesma cor e organizando um outro rectângulo interno, em que se inserem quatro aberturas caseadas, localizadas perto dos ângulos e dispostas duas a duas de forma a coincidirem quando as extremidades se tocam na utilização funcional do objecto para se poder concretizar a passagem de dois botões de punho.
Na face interna apresenta marcas carimbadas a tinta negra (vide Marcas e inscrições), presumindo-se que a do lado direito seja atribuível a um fabricante alemão (?) da cidade de Berlim (?), a qual é encimada por outra referência numérica que consideramos poder corresponder ao modelo e, a do lado esquerdo, ao estabelecimento português de comercialização, a "Camisaria Élite" de Guimarães & Ferreira, situada nos Loios, nºs 38-40, no Porto, do que se deduz a importação do presente artigo do estrangeiro e a sua venda em casa especializada na cidade citada.
O presente punho poderá constituir par com o nº 2880 MB e/ou os números 2877 MB e 2878 MB.
-
-
Origem/Historial: Na origem o punho em análise terá pertencido a familiares da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte" de Arcos de Valdevez, esposa do doador, considerando-se a possibilidade de ter sido engomado após utilização como era habitual na época ou nunca ter sido usado como peça de vestuário.
-
Incorporação: Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, da Casa da Ponte, Arcos de Valdevez.
-
Centro de Fabrico: Berlim. Alemanha.
Bibliografia
- TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005