Punho de camisa masculina
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2895 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 8,7 x Larg. 25,2
-
Descrição: Punho de camisa masculina, em tecido de linho branco, engomado, de formato rectangular com os ângulos arredondados, constituído por dois panos unidos nas arestas através de costura em linha da mesma cor, neste corpo superior inserem-se duas aberturas caseadas de forma a coincidirem quando os lados se tocam para a passagem de um botão de punho, para ajustamento na utilização funcional do objecto. Inferiormente, foi costurada uma tira em que se abrem três outras casas para fixação da peça à camisa, duas posicionadas nas extremidades e, a terceira, centralmente.
Na face interna apresenta marcas carimbadas a tinta negra, a da direita encontrando-se ilegível e, a outra, com leitura parcial, atribui-se ao estabelecimento português de comercialização, a "Elite Portuense (?) / (….?) / Porto".
O exemplar em foco pertenceu a uma família da fidalguia minhota, os antepassados da Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Salienta-se que permite ilustrar que a sociedade nobre e burguesa da região, à semelhança da capital e da Europa, possuía o conhecimento dos ditames da moda masculina.
O presente punho é igual às peças com o nº invº 2896 MB e 2897 MB.
Glossário|
Engomada| Roupa branca que foi submetida ao processo de humedecimento, embeberagem em goma e alisamento através de passagem a ferro.
Linho|Tecido obtido a partir da planta do mesmo nome, caracterizado por ser sedoso, lustroso e com reduzida elasticidade.
-
-
Origem/Historial: Na origem, o punho em análise terá pertencido a familiares da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte" de Arcos de Valdevez, esposa do doador, considerando-se a possibilidade de ter sido engomado após utilização como era habitual na época ou nunca ter sido utilizado como peça de vestuário.
-
Incorporação: Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, da Casa da Ponte, Arcos de Valdevez.
-
Bibliografia
- SILVA, Armando; DAMÁSIO, Luis, SILVA, Guilherme - Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Arcos de Valdevez (Subsídio para estudo da nobreza arcoense), Vol. II: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 1992