Punho de camisa masculina
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2915 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 8 x Larg. 27,1
-
Descrição: Punho de camisa masculina, em tecido de linho branco engomado, de formato rectangular, constituído por dois panos unidos junto das arestas através de costura em linha da mesma cor e a que se liga inferiormente uma tira do mesmo material mas um pouco mais larga, em que se inserem três aberturas caseadas, posicionadas horizontalmente, para fixação da peça às camisas; no corpo superior abrem-se mais duas de forma a coincidirem quando as extremidades se tocam para a passagem de um botão de punho na utilização funcional do objecto.
Na face interna apresenta marcas carimbadas a tinta negra actualmente pouco perceptíveis, presumindo-se que a numérica à direita seja atribuível ao modelo e a outra ao estabelecimento português de comercialização, "Bernardo S. Dâmaso (?)", situado na Rua dos Clérigos, no Porto.
O punho poderá constituir par com o número de invº 2916 MB.
De acordo com informação colhida junto do Sr. António Castro Valença, actual proprietário da Casa Valença em Viana do Castelo, fundada em 1839 - referenciada nos dois punhos do Museu dos Biscainhos com os nº invº 2901 e 2902 MB -, acrescida de dados obtidos a partir da interpretação das espécies integrantes do espólio, no decurso do século XIX o nosso país importava camisas, colarinhos e punhos de países como a França, Áustria, Alemanha e Holanda, que eram comercializados em casas comerciais da especialidade de cidades portuguesas como Lisboa, Porto e Viana do Castelo, entre outras.
Os fabricantes no estrangeiro e os lojistas em Portugal apunham os respectivos carimbos de identificação, geralmente no lado interior do vestuário, o que nos permite tomar conhecimento das origens e da rede de comercialização deste tipo de artigo em Portugal.
-
-
Origem/Historial: Na origem o punho em análise terá pertencido a familiares da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte" de Arcos de Valdevez, esposa do doador, considerando-se a possibilidade de ter sido engomado após utilização como era habitual na época ou, pelo aspecto inalterado, nunca ter sido utilizado como peça de vestuário.
-
Incorporação: Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, da Casa da Ponte, Arcos de Valdevez.
-
Bibliografia
- SILVA, Armando; DAMÁSIO, Luis, SILVA, Guilherme - Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Arcos de Valdevez (Subsídio para estudo da nobreza arcoense), Vol. II: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 1992