Descrição: Forma de copa de chapéu estruturada em blocos de madeira, constituindo objecto integrante do processo de fabrico de chapelaria de feltro e/ou de lã.
Apresenta um formato de boina e define quatro componentes que se encaixam através de quatro cunhas trapezoidais pregadas lateralmente a um dos blocos, às quais se ajustam aberturas côncavas em cada uma das faces internas das restantes três.
O lado inferior da forma completa é concavado e insere o número 54 gravado toscamente na madeira, desconhecendo-se a sua interpretação.
O carácter desmontável permite uma remoção gradual e cuidadosa das diferentes partes para não afectar a matéria-prima, presumivelmente feltro já em fase de acabamento.
O espécimen em foco integra um pequeno núcleo de oito objectos, enquadrado por esta instituição, constituindo-se como um interessante elemento ilustrativo do secular fabrico chapeleiro na região de Braga. Esta foi uma indústria inicialmente artesanal, progressivamente industrial e encontrando-se actualmente extinta.
Ignora-se a proveniência do exemplar sendo de considerar poder ter pertencido a uma unidade de laboração de Braga, Porto ou de S. João da Madeira, principais centros nortenhos da produção em análise.
Inventariação de Teresa d'Almeida d'Eça
Incorporação: Outro
Centro de Fabrico: Braga, Porto ou S. João da Madeira (?)
Bibliografia
ALMEIDA, M. Castro; LIRA, Sérgio; MALAQUIAS, Pedro; SERÉN, Maria do Carmo - "Museu da Indústria Chapeleira. S.João da Madeira". S.João da Madeira": Câmara Minucipal de S. João da Madeira. Museu da Indª Chapª, Maio de 2003
ARAÚJO, Manuel - "Indústrias de Braga: Notas dum Jornalista". Braga: Tipografia da "PAX", s/ data
COSTA, Luís - "O Coração da Fábrica: viagem ao mundo de "unhas negras". S. João nda Madeira: Câmara Municipal de S. João da Madeira, Fevereiro de 1987
LIMA, António; RIBEIRO, Jorge - "Indústria de Chapelaria em S. João da Madeira". S. João da Madeira: Câmara Municipal de S. João da Madeira, Outubro de 1987
MUSEU DOS BISCAINHOS - "O Chapéu Feminino em Braga. 1910-1915". Braga: Assembleia Distrital de Braga. Museu dos Biscainhos, Maio de 1980