Descrição: Chapéu feminino confeccionado em malha de ráfia (?), de cor negra, definindo uma copa em formato aproximado de segmento de esfera com um recorte de duplo lóbulo na aresta frontal direita; como guarnição foram aplicadas em ambas os lados, flores artificiais brancas com extremidades rosadas, em tecidos de cetim e de gaze de seda e uma renda negra, que se presume de produção mecânica, e de malha muito larga, envolve a periferia exterior descendo sobre o rosto; A peça encontra-se internamente forrada em tecido de crepe (?) de seda e debruada por uma fita de tecido de gorgorão de seda preta; um elástico de rolinho da cor dominante para a fixação da peça, foi costurado nas extremidades opostas.
Glossário|
Ráfia| Ráfia é a fibra de palmeiras do gênero botâtico pertencente à família Arecaceae. Existe também um composto sintético de polipropileno que imita a fibra da ráfia pelo que recebe a mesma denominação.
Incorporação: Outro
Bibliografia
MUSEU DOS BISCAINHOS - "O Chapéu Feminino em Braga. 1910-1915". Braga: Assembleia Distrital de Braga. Museu dos Biscainhos, Maio de 1980