BENGALA
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 1114 (a) MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives (?))
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 84,5 x Larg. castão: cerca de 3,5
-
Descrição: Bengala constituída por empunhadura e haste. Esta define-se lisa, de formato tronco-cónico invertido e alongado, em madeira exótica não identificada, e rematada superiormente por um castão periforme invertido, em prata, apresentando-se ornamentalmente dividido em quatro secções contornadas por volutas e definindo campos lisos e acabamento inferior de estriados formando pequenos lóbulos em ondulação; o topo da empunhadura desenha uma cartela contornada por enrolamentos suaves e que contém ao centro um monograma (?) inciso com as letras T(?) e D (?) entrelaçadas.
Trata-se de um objeto simbólico de "status" social, que foi inicialmente usado pela nobreza ocidental do século XVIII e que, posteriormente, se expandiu à burguesia oitocentista, tendo entrado no século XX. Foi acessório de traje para ambos os sexos. A presente tipologia apresentou-se como a mais difundida e caracterizava-se por haste em madeira ou cana e castão em metal nobre como o ouro e a prata, e os exemplares mais requintados poderiam ser avivados de gemas e de esmaltes.
Estudo e texto da responsabilidade de Teresa d'Almeida d'Eça| MUSEU DOS BISCAINHOS
-
-
-
Incorporação: Doação da Senhora Dona Maria Delfina Adelaide Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
- BORGES, Artur Goulart de Melo; " et alllia" - "Inventário do Museu de Évora: Colecção de Ourivesaria": Instituto Português de Museus, 1993
- SILVA, Maria Madalena Cagigal e - "Arte Nova". In "Ensaios", nº2. Lisboa: DGPC-Museu Nacional dos Coches, 1976
- SILVA, Maria Madalena de Cagigal - "S.M. Rainha D. Amélia" in "Ensaios nº5". Lisboa: Dir.-Geral do Património Cultural. Museu Nacional dos Coches, 1976
- TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005