Bengala
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Museu: Museu dos Biscainhos
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Nº de Inventário: 1114 (c) MB
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Traje
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Autor:
Autor desconhecido (Ourives (?))
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Datação: 1913/1938
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Dimensões (cm): Alt. 84,5 x Larg. castão: cerca de 3,3
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Descrição: Bengala com haste lisa de madeira não identificada, em formato tronco-cónico invertido definindo uma empunhadora em prata fundida (?) e cinzelada, de recorte esferóide achatado, ornamentada por volutas conquiformes, elementos florais, fitomórficos e de enxaquetado e, no topo, apresenta ao centro uma flor dodecafólia; é rematada inferiormente por ponteira em metal dourado com duplo anel inciso.
Trata-se de um objeto simbólico de "status" social, que foi inicialmente usado pela nobreza ocidental do século XVIII e que, posteriormente, se expandiu à burguesia oitocentista, tendo entrado no século XX. Foi acessório de traje para ambos os sexos. A presente tipologia apresentou-se como a mais difundida e caracterizava-se por haste em madeira ou cana e castão em metal nobre, podendo os exemplares mais requintados ser avivados de gemas e de esmaltes.
Estudo, texto e imagens de Teresa d'Almeida d'Eça|MUSEU DOS BISCAINHOS
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Incorporação: Doação da Senhora Dona Maria Delfina Adelaide Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
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Centro de Fabrico: Do castão em prata, Gondomar, Portugal.
Bibliografia
- BORGES, Artur Goulart de Melo; " et alllia" - "Inventário do Museu de Évora: Colecção de Ourivesaria": Instituto Português de Museus, 1993
- SILVA, Maria Madalena Cagigal e - "Arte Nova". In "Ensaios", nº2. Lisboa: DGPC-Museu Nacional dos Coches, 1976
- SILVA, Maria Madalena de Cagigal - "S.M. Rainha D. Amélia" in "Ensaios nº5". Lisboa: Dir.-Geral do Património Cultural. Museu Nacional dos Coches, 1976
- TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005