Chapéu feminino
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2833 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Ateliê de Modista (?))
-
Datação: 1920/1930
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. cerca de 13 x Larg. cerca de 28
-
Descrição: Chapéu feminino confeccionado em tecido de veludo de seda de cor castanha, definindo uma copa irregular, sugestiva de uma espécie de bóina, composta a partir de um efeito de drapeados e apresentando um quadrícula de favos, obtida através de costuras pespontadas paralelamente, e formando um apêndice que descai na face lateral esquerda; o lado posterior foi guarnecido com um laço em fita de tecido de gorgorão de seda da mesma cor. A copa, - encontrando-se descosida permite verificar que é acompanhada de uma tela -, apresenta-se internamente forrada a tecido de cetim de seda (? ou mista) cor-de-laranja acastanhada –, e uma fita de gorgorão de seda contorna a extremidade interior para permitir o isolamento do contorno periférico da cabeça.
O exemplar em análise, demostra ter sido costurado manualmente e, presume-se que terá sido concebido para uma concretização em ateliê de modista ou por costureira.
-
-
Origem/Historial: Posteriormente ao falecimento da Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiã, o seu marido, o Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz fez doação ao Museu dos Biscainhos, em 1990, de um importante núcleo de Traje Civil português, que pertencera à família da sua esposa, datável maioritariamente do século XIX, de que o presente espécimen fez parte integrante.
-
Incorporação: Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, da Casa da Ponte, Arcos de Valdevez.
-
Centro de Fabrico: Portugal (?).