Sombrinha
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2854 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1830/1890
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 81
-
Descrição: Sombrinha de viúva constituída por uma cobertura em formato sugestivo de pagode (1) confeccionada em panos triangulares em tecido de seda natural, de cor negra, bordado a fio de seda frouxo em tons de roxo, lilás, verde, castanho e pérola, compondo um motivo continuado de ramalhete floral que desenha um festão que acompanha o formato circular; a extremidade é guarnecida por um folho de bordas lobuladas e no vértice radial foram aplicadas duas fitas do têxtil estrutural; apresenta-se forrada interiormente por tecido de seda natural branca.
O toldo é sustentado por um sistema de varetas que se presumem em barba de baleia mas que estando encobertas pelo forro mencionado não é possível precisar e que se unem na zona central a varas metálicas mais curtas acopladas radialmente a um anel metálico que se movimenta ao longo do cabo da peça, permitindo a abertura e o encerramento da mesma através do travão concretizado por duas molas de arame encastradas em cima e em baixo respectivamente.
A haste é em madeira pintada de negro. Um pouco abaixo do topo insere-se um duplo ilhó moldurado a metal que atravessa a profundidade da vara e que serviria para a inserção de fio de couro ou de outro material para permitir a suspensão da peça a partir do pulso ou da mão; inferiormente, um anel relevado e de recorte trapezoidal define o limite da cobertura e o exemplar é rematado por uma ponteira metálica lisa com uma argola para a mesma finalidade acima assinalada.
No período atribuível à peça, a sombrinha constituía um acessório indispensável da moda feminina europeia/ocidental.
Nota
(1) Nomenclatura introduzida por Maria Laura Viana de Siqueira, na "Introdução", do texto "Sombrinhas", Ensaios nº 3, Museu Nacional dos Coches, Lisboa, 1973, p.4, referenciado no campo Observações.
-
-
Origem/Historial: A sombrinha em foco pertenceu à Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiam da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea do objecto por parte de elementos femininos da família da citada senhora.
-
Incorporação: Doação do Ex.Sr.Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz |Colecção Ex. Sra. Dª Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, "Casa da Ponte", Arcos de Valdevez.
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
- SILVA, Armando; DAMÁSIO, Luis, SILVA, Guilherme - Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Arcos de Valdevez (Subsídio para estudo da nobreza arcoense), Vol. II: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 1992
- SILVA, Maria Madalena de Cagigal - "S.M. Rainha D. Amélia" in "Ensaios nº5". Lisboa: Dir.-Geral do Património Cultural. Museu Nacional dos Coches, 1976
- SIQUEIRA, Maria Laura Viana de - "Introdução" in "Sombrinhas". "Ensaios", nº 3. Lisboa: DGPC - Museu Nacional dos Coches, 1976
- TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005