Dimensões (cm): Comp. 18,8 x Alt. 23,5 x Larg. 16,5
Descrição: GALHETEIRO em liga de estanho e integrado por cinco peças, designadamente, um suporte, dois espichos, um pimenteiro e um saleiro, sendo aquele composto por uma haste vertical rematada superiormente por argola recortada, aparafusada a uma estrutura composta por dois recetáculos vazados e com decoração de quatro escudos ovais verticalizados, e dois aros circulares, em oposição diametral, organizados para a introdução das galhetas de azeite e de vinagre, nos primeiros, e do pimenteiro e do saleiro, nos segundos; os espichos apresentam-se iguais, de base alteada e convexa seguindo-se um bojo periforme que se transforma em gargalo cilíndrico que se abre superiormente para um bocal ondulado de cuja bordadura lateral nasce uma asa contracurvada, lisa, que se articula por sistema de dobradiça, com a tampa que desenha uma boca de pato; o saleiro e o pimenteiro apresentam formato de urnas, são estruturados em duas partes, uma copa inferior e um opérculo, articulados entre si através de rosca helicoidal, observando-se a tampa que se eleva centralmentamente com remate cupuliforme alongado, abrindo cinco pequenos orifícios no topo do pimenteiro.
Glossário
Espicho| "Galheta ou pequeno pichel e qualquer vaso que tenha bico" in VITERBO, Fr. Joaquim de Santa Rosa de. (1966) - "ELucidário das Palavras, Termos e Frases (...)", Livraria Civilização, 2º volume, p. 231.
Incorporação: Proveniente do Museu de Etnologia do Porto.
Bibliografia
VAN ZELLER, Rolando. - Estanhos Portugueses. Livraria Civilização, Editora do Minho, Barcelos, 1985
VITERBO Fr. Joaquim de Santa Rosa de. (1966) - "Elucidário das Palavras, Termos e Frases (...)", Livraria Civilização, 1º volume,