CRUZ PROCESSIONAL
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 4706 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 45,0 x Larg. 32,2 x Diâm. nó, cerca de 6,5
-
Descrição: Escultura: CRUZ PROCESSIONAL em metal de liga de bronze (?), composto por cruz grega (?) de extremidades flordelizadas e rematadas por pinos, que se prolonga através de haste em que aquela encaixa nesta, que enquadra um nó em formato de calote esférica achatada decorado por cordão central; para introdução da vara processional apresenta, inferiormente, um tubo oco de formato troncocónico com tratamento superior de encordoado; a peça ostenta quatro orifícios nas hastes cruciformes que denunciam a presumida existência original de imagem Crística, atualmente em lacuna.
GLOSSÁRIO
NÓ|"Elemento estrutural que se desenvolve no meio das hastes dos cálices e surgido a partir do século XIV na base das cruzes processionais e de assento de altar, podendo desenvolver-se em forma de castelo, crasta ou calote". Vide Instituto Português de Museus (1995)". Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. A Coleção de Ourivesaria. 1º Volume: do românico ao manuelino", p. 222.
-
-
-
Incorporação: Proveniente do Museu de Etnologia do Porto.
-
Bibliografia
- Instituto Português de Museus (1995). "Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga: Coleção de Ourivesaria", 1º Volume, 1ª edição.
- FÉLIX, Nisa. "A Ourivesaria no Portugal Medieval: Cruzes Processionais do Século XI ao XVI".