Guarda chuva (?)
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2858 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Fabricante de guarda-sóis)
-
Datação: 1920/1940
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 69,5 x Larg. 85
-
Descrição: Guarda-chuva ou guarda-sol (?), constituído por uma cobertura em formato de pagode (1), confeccionada com dez panos triangulares em tecido de algodão preto.
O toldo é sustentado por um sistema de dez varetas articuláveis, de aço ou ferro (?) pintadas de preto, e encaixadas no topo da estrutura em igual número de fendas de anel metálico e fixadas ao têxtil através de bainhas obtidas pela costura das partes; as peças unem-se na zona central a i...
Ver maisgual número de outras varas metálicas, mais curtas e acopladas radialmente a um cilindro oco de aço que se movimenta ao longo da vara do exemplar, permitindo a abertura e o encerramento do mesmo através de duplo travão concretizado por duas molas encastráveis em cima e em baixo, respectivamente. Apresenta uma ponteira curta de matéria sintética negra e varetas rematadas por pequenos cilindros de cor marfínea (baquelite ou galalite ?).
A haste é lisa e de secção circular em madeira não identificada que no cabo recebe um envolvimento da mesma em formato tronco-cónico, que é revestido por material sintético, compondo uma ornamentação sugestiva de Art-Déco, em que a cor preta se aproxima do efeito dos lacados orientais e se alterna com ornatos em forma de anel transversal e de três barras verticalizadas junto à empunhadura, estes imitando o marfim.
A peça em foco reveste-se de especial interesse por ilustrar a sensibilidade do estilo/movimento conhecido como Art Deco que surgiu na Europa na década de 1920 e que se estendeu aos anos 40 do século XX, projectada na moda e, concretamente, a um acessório que, à época, ainda era associado ao vestuário feminino.
Nota
(1) Nomenclatura retirada do trabalho de Maria Laura Viana de Siqueira, vide "Introdução", in "Sombrinhas", Ensaios nº 3, Museu Nacional dos Coches, Lisboa, 1973, pp.3-5, referenciada no campo Observações da presente ficha. Fechar
-
-
Origem/Historial: A sombrinha em foco pertenceu à Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiam da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea do objecto por parte da citada senhora ou familiares femininos da mesma.
-
Incorporação: Doação do Ex.Sr.Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz |Colecção Ex. Sra. Dª Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam,"Casa da Ponte", Arcos de Valdevez.
-
Centro de Fabrico: Europa.
Bibliografia
- KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989
- LEHNERT, Gertrud; "et allia" - "História da Moda do século XX". Alemanha (?): Könemann, 2001
- SIQUEIRA, Maria Laura Viana de - "Introdução" in "Sombrinhas". "Ensaios", nº 3. Lisboa: DGPC - Museu Nacional dos Coches, 1976
- WILCOX, R. Turner - "La Moda en el vestir". Buenos-Aires: Ediciones Centurión
- CASTRO, Cacilda de.- "O Guarda-sol, a Sombrinha, o Chapéu-de-chuva, a Bengala e o Bastão". In "Ilustração Portuguesa," edição semanal da empresa "Jornal O Século", Lisboa, 9 de Agosto de 1909.