Sombrinha
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2719 (b) MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 56 (peça incompleta) x Larg. 83
-
Descrição: Sombrinha constituída por uma cobertura em formato sugestivo de pagode confeccionada com oito panos triangulares em tecido de seda natural de cor castanha, lavrado na periferia com motivo de dupla tarja em tom mais escuro. O toldo é sustentado por um sistema de oito varetas articuláveis de aço ou ferro (?), pintadas de preto e encaixadas no topo da estrutura em igual número de fendas de anel metálico e fixadas ao têxtil através de bainhas obt...
Ver maisidas pela costura das partes; as peças unem-se na zona central a igual número de outras varas metálicas, mais curtas e acopladas radialmente a um cilindro oco de aço que se movimenta ao longo da vara do exemplar, permitindo a abertura e o encerramento do mesmo através de duplo travão concretizado por duas molas encastráveis em cima e em baixo, respectivamente. Apresenta as extremidades das varetas ornamentadas com uma espécie de pinos em marfim.
A haste é de secção circular em madeira não identificada; presentemente não possui empunhadura por fractura parcial do cabo. Na extremidade deste, um anel de marfim remata a cobertura e uma ponteira do mesmo material completa o objecto.
A sombrinha foi um relrvante acessório do traje feminino europeu desde o século XVIII, sendo especialmente vulgarizada no século seguinte extendendo-se até às primeiras décadas do século XX. Assumiu diferentes formas e materiais no contexto da indumentária nobre e burguesa da sociedade nortenha portuguesa, influenciada pela hegemonia da moda francesa. Nesta produção incluiram-se desde os materiais mais acessíveis aos mais luxuosos, como os tecidos de linho/algodão e de seda, metais, madeiras, prata, madrepérola, marfim, e matérias sintéticas que imitavam este último e os lacados. Refere-se ainda o gosto generalizado na Europa pelos artigos exóticos do Extremo Oriente em que se inseriu a importação de objectos nipónicos.
Fechar
-
-
Origem/Historial: A sombrinha é proveniente de doação anónima.
-
Incorporação: Doacção anónima.
-
Centro de Fabrico: Europa.
Bibliografia
- SILVA, Maria Madalena de Cagigal - "S.M. Rainha D. Amélia" in "Ensaios nº5". Lisboa: Dir.-Geral do Património Cultural. Museu Nacional dos Coches, 1976
- SIQUEIRA, Maria Laura Viana de - "Introdução" in "Sombrinhas". "Ensaios", nº 3. Lisboa: DGPC - Museu Nacional dos Coches, 1976
- TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005