Leque
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2999 (a) MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Flabelista)
-
Datação: 1890/1914
-
Suporte: Tecido de musselina de seda (?) cor-de-pérola (?)
-
Técnica: Bordado a lantejoulos metálicas.
-
Dimensões (cm): Comp. Vareta/Guarda 21,5 x Alt. Total (inclui argola), 22,9 x Larg. Aberto 41
-
Descrição: Leque de folha dobrável, constituído por uma armação de dezasseis varetas e por duas guardas em marfim (ou "marfim sintético"?), e costelas em madeira não identificada, e por dupla folha em tecido de musselina (?) de seda com tratamento ornamental numa das faces. Insere uma argola em metal de liga pobre com ornamento de estrias paralelas, fixada através de um rebite e dois aros no mesmo material.
Anverso. Folha em tecido de musselina de seda ...
Ver maispintada a guache em tons cinza, negro e branco, definindo composição assimétrica com motivos florais, de inspiração vegetalista com enrolamentos, parcialmente inscritos num ornato de segmento de círculo cuja cercadura se encontra bordada a lantejoulas metálicas brancas e cinzentas, tipologia que se retoma na bordadura da folha.
As costelas, ou secção superior das varetas, são em madeira à cor natural, tornando-se visíveis pela transparência do têxtil que estrutura a folha; o colo e as guardas são realizados em marfim (ou "marfim sintético"?) recortado, perfurado, gravado, vazado e pintado a preto e prateado com ornatos fitoformes e de flores pentofólias; a guarda direita recebe uma abordagem decorativa mais elaborada, de desenvolvimento verticalizado.
Reverso. Folha em tecido de musselina transparente e lisa expondo as costelas de acordo com a indicação supra. A guarda apresenta elementos gravados e realçados a tons cinza mas difere da outra face, ilustrando uma flor de que partem ramagens em ambos os sentidos.
O leque em estudo é considerado conjunto com a caixa de leque nº invº 2999 (b) MB que é descrita em ficha individualizada.
Glossário|
Armação|Estrutura do leque formada pelo conjunto das varetas e guardas sobre a qual assenta a folha que pode ser de materiais diversos como o pergaminho, o tecido ou o papel.
Varetas| Varas ou lâminas que estruturam a armação.
Guarda|Vareta das extremidades laterais do leque
"Marfim sintético ou artificial"| A imitação industrial de marfim foi introduzida pela primeira vez na Grande Exposição de Londres de 1851. No "marfim artificial ou sintético" incluem-se o celulóide , o celonite, o xilonite, a piralina, o marfim francês, entre outros. Usados em inúmeros produtos como as bolas de bilhar e como imitação de marfim e de osso no fabrico de leques.
Anverso|Face principal do leque.
Reverso|Verso ou lado menos importante do leque.
Fechar
-
-
-
Incorporação: Doação da Senhora Dona Maria Emília Mendes de Seiça e Santos da Providência Santarém
-
Centro de Fabrico: França (?).