Dimensões (cm): Alt. corpo 28; saia 95 x Larg. ombros 40; cintura 50 x Diâm. saia, cerca de 370
Descrição: Vestido de senhora composto por duas peças confeccionadas em tecido de seda natural castanha, preta e branca, formando um motivo de quadrícula de xadrez.
O corpo apresenta a cintura um pouco subida, e encontra-se incompleto pela ausência parcial das mangas e parte significativa da frente; a abertura desenha-se na face posterior e é fixável por dez colchetes metálicos; a peça é forrada a tecido de linho cru mercerizado.
A saia é comprida até ao... Ver maiss pés, estruturada através de seis panos, com muita roda a toda a volta para atingir um volume significativo, que seria obtido pelo uso de saias interiores ou anáguas e de uma crinolina de formato campanular; o cós é composto por uma fita de algodão branco definindo a cintura, ajustável através de dois colchetes; uma algibeira interior em tecido de linho mercerizado apresenta uma inserção frontal e uma tira em tela de algodão (?) branco foi adaptada como forro à extremidade interna da barra.
Glossário|
Anágua| Saiote, ou saia interior.
Crinolina|Elemento do vestuário feminino europeu vulgarizado a partir de 1839, constituído primordialmente como um saiote cuja tecitura era entretecida de crina de cavalo, o que originou a nomenclatura do termo, e que acompanhado de outras saias interiores, promoveu a abertura da amplidão do vulto inferior em forma de sino, que foi gradualmente crescendo, com o acrescento das anáguas enriquecidas de folhos e outras guarnições. Em 1856, foi inventada uma armação em formato de gaiola e obtida a partir de aros de aço ou de barba de baleia montadas em bandas de tecido. Cerca de 1863, a volumetria igual a toda a volta do círculo que desenhava, alisou-se frontalmente e movimentou-se para a área dorsal, dando forma a uma crinolina de recorte elíptico o que se prolongou até cerca do fim da década de sessenta.
Origem/Historial: Posteriormente ao falecimento da Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiã, o seu marido, o Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz fez doação ao Museu dos Biscainhos, de um importante núcleo de Traje Civil português, que pertencera à família da sua esposa, de que o vestido em análise faz parte integrante.
Incorporação: Doação Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam da Casa da Pnte, Arcos de Valdevez.
Centro de Fabrico: Portugal.
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Exposições
1800.1900 | traje de um século. a colecção do Museu dos Biscainhos