Suporte: Do bordado: tecido de gorgorão de seda negra.
Técnica: Bordado a missanga preta.
Dimensões (cm): Comp. mangas 49 x Alt. 69
Descrição: Corpo de vestido de duas peças, de cor preta, confeccionado em tecido de gorgorão de seda bordado e em renda.
A peça foi costurada com dois panos à frente e cinco dorsalmente, definindo uma altura a ¾, e um formato cintado; apresenta-se forrada internamente a tecido de cetim de seda; aperta frontalmente através de oito colchetes metálicos sendo a abertura enriquecida pela aplicação de uma renda de recorte triangular, que forma uma espécie de d... Ver maisuplo “jabot”, a partir do decote que se desenha subido e com uma gola alta que cresce da frente para a face posterior e que é guarnecida por um pequeno folho da renda referida, que se presume ter sido originalmente engomada. A frente apresenta-se bordada a missanga preta, com um desenvolvimento decorativo a partir dos ombros e de alinhamento verticalizado acompanhando a abertura central, compondo ornatos de enrolamentos helicoidais e de linguetas ondulantes; o recorte inferior frontal do corpo é em dupla cunha rematado por uma franja de missanga. As costas dão continuidade ao tratamento ornamental frontal, com uma forma triangular invertida, prolongada inferiormente, em que se desenha um espinhado central verticalizado com estreitamento para baixo e ladeado superiormente por uma secção de elementos volutiformes e contornado a toda a altura por sequências do motivo helicoidal acima referido; o remate inferior é concretizado pela aplicação de uma renda tematicamente similar à frontal mas mais larga costurando um triplo macho ao centro e um folho em ambos os lados, sendo este realçado por sobreposição de uma franja em missanga. As mangas são compridas e confeccionadas em renda, que se presume mecânica, que se estrutura tematicamente numa alternância de secções longitudinais integrantes de motivos fitomórficos e geométricos.
Ao nível da documentação, refere-se a título de exemplo que o Museu dos Biscainhos enquadra um álbum de fotografias do século XIX, identificado pelo número 1945 MB, de que faz parte um retrato feminino não identificado de senhora de idade representada de busto, datável de 1877/78 e cuja imagem foi concretizada pelo “Atelier Fotográfico de L. C. Abreu”, em Braga, que traja um corpo de vestido de tipologia decorativa muito similar à da peça em análise.
Teresa d'Almeida d'Eça | MUSEU DOS BISCAINHOS
Origem/Historial: A presente peça integra um espólio de traje feminino que foi colocado à porta do museu sem qualquer indicação nem posterior contacto.
Incorporação: Doação anónima.
Centro de Fabrico: Portugal (?).
Bibliografia
BRANDÃO, Ana - "Rendas Portuguesas". Lisboa: Museu Nacional do Traje, 1980
GUEDES, Maria Natália Correia Guedes - O Trajo Civil em Portugal. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1974
KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989
TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005
TEIXEIRA, Madalena Braz; KRUS, Luís, RODRIGUES, Rui - Traje de Noiva/1800-2000. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2000.
TOUDOUZE, G.- - "Le Costume Français", «Collection Arts, styles et techniques». Paris: Librairie Larousse, 1945
WILCOX, R. Turner - "La Moda en el vestir". Buenos-Aires: Ediciones Centurión
Exposições
1800.1900 | traje de um século. a colecção do Museu dos Biscainhos