Leque

  • Museu: Museu dos Biscainhos
  • Nº de Inventário: 2397 (a) MB
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Traje
  • Autor: Autor desconhecido (Flabelista)
  • Datação: 1890/1914
  • Suporte: Tecido de cetim de seda de cor roxa.
  • Técnica: Bordado de lantejoulas metálicas.
  • Dimensões (cm): Comp. Guarda 20,5 x Alt. Total (inclui argola) 21,5 x Larg. (aberto) 36
  • Descrição: Leque de folha dobrável constituído por uma armação em madeira pintada a dourado com treze varetas e duas guardas com tratamento ornamental, e folha dupla debruada superiormente por filete de tecido de seda preto (?) que reforça e encobre a união das faces; insere argola em metal de liga pobre acoplada a um rebite que faz a ligação inferior das varetas e que é rematado por dois pequenos aros em madrepérola. Anverso: a folha é confeccionada em tecido de cetim de seda de cor roxa bordado com fio de seda frouxo da cor do têxtil a lantejoulas douradas de diferentes formatos, nomeadamente, circulares, estrelados, florais e lanceolados, entre outros, e definindo centralmente um motivo vegetalista envolto num fundo de estrelas esparsas que se espraiam pela totalidade desta face da peça. As varetas apresentam tratamento vazado de desenvolvimento verticalizado, de inspiração vegetal estilizada compondo dois padrões decorativos que se alternam; nas guardas a abordagem decorativa retoma um dos modelos das lâminas e recorta o topo em oval inserindo um ornato de ramagem baixo-relevado (?) Reverso: em tecido de seda natural de cor roxa, liso ao nível da folha, e com o colo como o verso das varas. Trata-se presumivelmente de um hibridismo dos finais do século XIX a início do século XX, inscrevendo uma folha bordada a lantejoulas que constituíra um recurso decorativo muito usado no estilo Império, e uma armação maior do que o colo. Estamos em presença de um exemplar seguramente executado numa fase final da produção flabelista sem o rigor e a qualidade dos períodos áureos dos séculos anteriores. As varetas terão sido provavelmente cortadas e vazadas mecanicamente e o tratamento de superfície a dourado aponta para uma pintura directa sobre a madeira. Glossário| Anverso| Face principal do leque. Argola|Peça semi-circular geralmente metálica, lisa ou com ondulação e tratamento decorativos, fixada junto das duas extremidades do rebite por pequeno aro. Serve para a suspensão do próprio leque e, a partir do século XIX, foi utilizada para segurar cordão e borla. Armação| Estrutura do leque formada pelo conjunto das varetas e guardas sobre a qual assenta a folha que pode ser de materiais diversos. Colo| Àrea inferior das varetas. Fio de seda| Fio obtido a partir dos casulos das larvas "Bombix-mori". Fio frouxo| Estado de um fio de seda caracterizado por fraca torção, geralmente aplicado em bordados. Flabelista| Fabricante de leques Folha (de leque)| Sector superior do leque que consiste numa tira de pele, tecido, renda ou papel com um formato de semi-círculo, apresentando-se simples ou dupla, aplicada/s sobre o mesmo nível da armação, geralmente ornamentada através de pintura, bordado, ou outras técnicas decorativas. Pode ainda ser constituída por plumas. Folha dupla|Folha aplicada em ambas as faces do leque, o anverso ou parte anterior e o reverso ou lado posterior. Guardas| As duas varetas localizadas nas extremidades da armação. Leque de folha dobrável| Leque de abrir e fechar, constituído por uma armação de varetas unidas na parte inferior e sobre as quais se aplica, superiormente, uma folha pregueada ou plissada. A presente tipologia de abano tem uma remota origem êxtremo-oriental e terá sido introduzida pelos portugueses no Ocidente, por via oceânica. Reverso| Verso, ou face secundária do leque. Varetas| Varas que constituem a armação.
  • Origem/Historial: Embora não nos encontremos na posse de documentação comprovativa da proveniência do espólio doado ao museu pela Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso, presume-se que o presente objecto poderá ter pertencido a familiares da doadora dentro da funcionalidade e do período da datação.
  • Incorporação: Doação da Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
  • Centro de Fabrico: Europa.

Bibliografia

  • EÇA, Teresa de Almeida d' - "O leque, elo de civilizações. A colecção do Museu dos Biscainhos". MB /IPM, 2006.
  • Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana. Madrid: Espasa-Calpe, S. A.,, 1907 (?)
  • Éventails. Poésies d'air, airs de poésie: Editions Communication et PR, BSI SA,, 2005
  • MAIGNAN, Michel - "L´´Eventail à tous vents du XVIéme au XXème siècle". Paris: Le Louvre das Antiquaires, 1989
  • MARRUCHI, Giulia - «Dicionário de Termos Artísticos e Arquitectónicos» in "A Grande História da Arte". Porto: Mediasat Group, S.A, 2006
  • PERTHUIS, Françoise de; MEYLAN, Vincent - "Éventails". Paris: Editions Hermé, 1989
  • SILVA, Maria Madalena Cagigal e - "Exposição Temporária". In "Ensaios", nº6. Lisboa: DGPC-Museu Nacional dos Coches, 1976
  • SILVA, Maria Madalena Cagigal e - "Fundo Antigo. (Selecção)". In "Ensaios", nº 7. Lisboa: D.G.P.C.- Museu Nacional dos Coches, 1976
  • SILVA, Maria Madalena Cagigal e - «Leques» in "Ensaios nº1". Lisboa: DGPC-Museu Nacional dos Coches, 1976
  • TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005

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