Alfinete de chapéu
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 3015 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Ateliê de costura (?))
-
Datação: 1890/1925
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. cerca de 11,5 x Larg. cerca de 3,5
-
Descrição: Alfinete de chapéu feminino, constituído por uma comprida haste em metal pobre dourado, tendo na extremidade superior um elemento esférico ornamental revestido por têxtil de cor negra, que se envolve exteriormente por uma espécie de rede ou malha, em palha muito fina (?), na cor amarelo torrado, rematada no topo por um ornato sugestivo de florão. A ponta inferior da haste é pontiaguda, de forma a facilitar-se a penetração no chapéu.
Consideran...
Ver maisdo a feição manufacturada do revestimento exterior do objecto e, simultananeamente, que os chapéus eram geralmente confeccionados por modistas e /ou costureiras, analisa-se ter sido produzido em Portugal.
A peça em análise corresponderá a um período em que o chapéu se apresentava ainda como acessório do traje feminino.
Fechar
-
-
Origem/Historial: Presume-se que o objecto em foco poderá ter pertencido à Senhora Dona Orminda Maria da Costa Vilaça Carneiro, mãe da Senhora Dona Teresa Vilaça Carneiro Santos da Cunha, da cidade de Braga, e doadora do alfinete de chapéu.
-
Incorporação: Doação da Senhora Dona Teresa Vilaça Carneiro Santos da Cunha. "Colecção Senhora Dona Orminda Maria da Costa Vilaça Carneiro".
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)