Blusa de senhora
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2780 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Ateliê de Modista (?))
-
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. manga, 55 x Alt. costas, 43 x Larg. ombros, 34; cintura, c. 60
-
Descrição: Blusa de senhora confeccionada em renda de Bruxelas (?), - tule mecânico bordado a fio de seda frouxo (?) -, compondo um padrão de ornato fitomórfico, e renda de bilros, em que todos os componentes são de cor preta.
O corpo é integrado por três partes costuradas entre si, duas dorsais e uma frontal. O decote é subido e consolidado por um fitilho de tecido de seda do estreito, sendo enriquecido por uma gola de renda de bilros de grande qualida...
Ver maisde técnica, com motivo floral repetitivo e bordadura lobular, parcialmente costurada ao corpo da peça e parcialmente fixável através de quatro molas. A face anterior encontra-se guarnecida por um bordado aplicado na área acima do busto, definindo um formato de triângulo invertido, com ornamentação composta por dupla estrela ovalada de oito pontas, posicionada centralmente e envolta por motivos de inspiração vegetalista alguns dos quais voluptiformes; para adaptação ao afunilamento corporal da cintura, foi aplicado pela face interna um fitilho de tecido de algodão do estreito, sob o qual desliza um cordão de algodão, permitindo o ajustamento através de laçada na parte posterior, onde as duas extremidades se unem e, que, simultaneamente, ao formar roda, define um folho que se apresenta como bordadura; aperta na face posterior, em alinhamento vertical, por quatro molas metálicas. A peça em análise insere mangas compridas, lisas, costuradas no têxtil estruturante, e sendo guarnecidas no punho por renda de remate com cercadura lobular.
Refere-se que as revistas de figurinos eram comuns tanto as importadas de França assim como as edições traduzidas e editadas em Portugal, constatando-se que a sociedade nobre e burguesa da região, à semelhança da capital e da Europa, possuía o conhecimento dos ditames da moda feminina predominantemente francesa.
Fechar
-
-
Origem/Historial: Peça que pertenceu à Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, da Casa da Ponte em Arcos-de-Valedevez, e que foi doada ao Museu dos Biscainhos por seu marido, o Senhor Doutor António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz.
-
Incorporação: Doação do Senhor Doutor António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz | Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam. Casa da Ponte em Arcos-de-Valedevez.
-
Centro de Fabrico: Renda, Europa. Confecção, presumivelmente, Portugal.
Bibliografia
- KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989
- MAGALHÃES, M.M. de S. Calvet de - "Bordados e Rendas de Portugal", in Colecção Educativa, nº10. Figueira da Foz: Companhia Nacional de Educação de Adultos, s/ data.
- MENDONÇA, Maria José - "O Trajo Civil em Portugal". Lisboa: DGAC-Museu Nacional de Arte Antiga, 1974
- MONTUPET, JANINE, SCHOELLER, Ghislaine - "Fabuleuses Dentelles". Paris: Éditions Robert Laffont, S.A., 1988
- SILVA, Armando; DAMÁSIO, Luis, SILVA, Guilherme - Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Arcos de Valdevez (Subsídio para estudo da nobreza arcoense), Vol. II: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 1992
- WILCOX, R. Turner - "La Moda en el vestir". Buenos-Aires: Ediciones Centurión