Casaco
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2760 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Modista ou costureira (?))
-
Datação: 1800/1825
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. mangas 33 x Alt. costas 42 x Larg. ombros: 33
-
Descrição: Casaco curto de senhora confeccionado manualmente em tecido de veludo de seda de cor preta. Desenha um corte de cintura alta, sendo o corpo estruturado com três panos, dois frontais e um dorsal e as mangas recebendo mais dois elementos do mesmo têxtil; estas apresentam-se até aos cotovelos e são amplamente rodadas. Define uma gola igualmente com roda e alteada na área posterior e nas laterais, a mesma sendo sustentada internamente por reforço de uma tira em material não identificado – entretela ? - por não ser visível ou directamente acessível, e prolongando-se até à extremidade inferior formando rebuços que se cruzam. Aperta frontalmente através de um único botão circular revestido de veludo, que entra em meia argola do mesmo material. Interiormente, é forrado a tecido de seda natural preta.
A peça apresenta um corte elegante que se interpreta como sendo do período que se conhece como Império e, sendo em veludo escuro contrastaria com a indumentária dominante da época, vestidos leves e transparentes e em cores claras.
A confecção manual não se apresenta rigorosa o que permite avaliar a possibilidade de inspiração em modelo francês mas executado por costureira local ou regional com capacidades medíocres, analisando-se ainda como mais provável, uma intervenção posterior que tivesse descaracterizado a confecção do vestuário.
O casaco em foco pertenceu a uma família da nobreza e permite ilustrar o conhecimento entre a sociedade da região, à semelhança da capital do país e da Europa, dos ditames da moda feminina predominantemente francesa.
-
-
Origem/Historial: A peça de vestuário em foco pertenceu à família da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã, da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea da confecção por parte de elementos femininos da família da citada senhora, que foi a esposa do doador, o Senhor Doutor António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz.
-
Incorporação: Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, da Casa da Ponte, Arcos de Valdevez.
-
Centro de Fabrico: Produção do veludo e da seda asim como a confecção da peça: presumivelmente Portugal.
Bibliografia
- "Histoire du Costume en France", «Encyclopédie par l'image»: Librairie Hachette, 1924
- KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989
- MENDONÇA, Maria José - "O Trajo Civil em Portugal". Lisboa: DGAC-Museu Nacional de Arte Antiga, 1974
- TEIXEIRA, Madalena Braz - O Traje Império e a sua Época/1792-1826. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992.
- TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005
- WILCOX, R. Turner - "La Moda en el vestir". Buenos-Aires: Ediciones Centurión
- JOHNSTON, Lucy; KITE, Marion;PERSSON, Helen. - "Nineteenth-century Fashion Detail", V & A Publishing, 2009.
- IWAGAMI, Miki. - "19th CENTURY" , in "The Collection of the Kyoto Costume Institute, Fashion. A History from the 18th to the 20th Century", Vol. I, Taschen, 2010.