Vestido (incompleto)
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2772 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Modista ou costureira (?))
-
Datação: 1840/1850
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. manga, 14 x Alt. 33
-
Descrição: Vestido de duas peças, incompleto pela ausência da respectiva saia. Corpo confeccionado em tecido de gorgorão de seda "moirée", de cor castanha, lavrado (?) com uma rede em reticulado nas cores pérola, verde e negro. A área correspondente ao tronco é composta por seis partes, dois panos frontais e quatro dorsais, e desenha um decote largo abrindo-se para os ombros, sendo debruado por uma renda "blonde" de fio de seda, com recorte triangular; um cordão de algodão branco que une atrás por laçada, corre em pequena bainha, contornando o decote e permitindo um ajustamento; compõe um formato cintado, obtido por quatro pinças anteriores e duas costuras enviesadas posteriores, sendo a área reforçada por três varetas à frente e duas atrás; e o remate inferior termina em duplo-bico, um em cada face, sendo a cercadura contornada por virola de cor verde; as mangas são curtas e rodadas, através de um macho e de pregas; a peça seria ajustável dorsalmente com onze colchetes, parcialmente em falta. O corpo é forrado a tecido de linho cru e é almofadado na zona do peito com pasta de algodão.
O design e a tipologia têxtil do exemplar em foco, são muito próximos dos números de invº 2758 MB e 2763 MB, presumindo-se terem sido confeccionados ao mesmo tempo e presumivelmente para senhoras de uma mesma Casa, sabendo-se que o vestido em análise pertenceu a uma família da nobreza, os antepassados da Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez.
Permite ilustrar o conhecimento dos ditames da moda feminina predominantemente francesa, à semelhança da capital e da Europa.
-
-
Origem/Historial: A peça de vestuário em foco pertenceu à família da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea da confecção por parte de elementos femininos da família da citada senhora que foi a esposa do doador.
-
Incorporação: Senhor Doutor António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz | Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiã ("Casa da Ponte" em Arcos-de-Vale-de-Vez)
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
- GUEDES, Maria Natália Correia Guedes - O Trajo Civil em Portugal. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1974
- KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989
- MENDONÇA, Maria José - "O Trajo Civil em Portugal". Lisboa: DGAC-Museu Nacional de Arte Antiga, 1974
- SILVA, Armando; DAMÁSIO, Luis, SILVA, Guilherme - Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Arcos de Valdevez (Subsídio para estudo da nobreza arcoense), Vol. II: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 1992