Descrição: Gravura a azul (?) sobre cartão que representa um túmulo relicário com o corpo jacente de Santa Clara, encimado por uma espécie de frontão triangular, em que se inserem duas folhas de palma (?) cruzadas, nas quais se entretecem, uma espada (?) obliquada e algemas com corrente, - presumindo-se que elementos sugestivos do martírio -, e uma coroa de flores com o símbolo crístico crismon contendo as iniciais XP.
A figura feminina, de cabelos compridos e anelados, apresenta a cabeça coroada de flores, repousando esta sobre almofada, a mão direita segurando uma palma, e traja um corpo de vestido escuro com sugestão de bordados e uma saia clara até aos pés, igualmente decorada, e, sob o corpo, um manto, enriquecido com ornatos vegetalistas. O interior da caixa tumular sugere ser forrado com decoração de motivo lobular repetitivo e a mártir foi representada sobre um estrado com enriquecimento ornamental. Junto da cabeça, observa-se um cálice com opérculo, assente em basamento exterior à estrutura.
Na margem inferior, enquadra-se a seguinte inscrição: ““SANTA CLARA VIRGEM MARTYR / Venera-se na Igreja do Bonfim da Cidade do Porto./ O Exmº Sr. Bispo concede 40 dias de Ind. a quem tiver esta Estampa / e rezar o P.N. e A.M”.
Todo o conjunto é envolto por moldura ornamental com realce nos quatro ângulos, através de motivos vegetalistas estilizados.
Incorporação: Proveniente do Museu de Etnografia do Porto - Instituto Portugês de Museus