Pente de adorno de cabelo
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 1295 (c) MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Penteeiro ou penteiro)
-
Datação: Século 19
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 15 x Larg. 5,5
-
Descrição: Travessa ou pente de adorno de cabelo de senhora, em tartaruga, definindo dois setores: o superior, de caráter ornamental com um recorte ovalado, apresenta trabalhados em vazamento sugerindo uma renda com enrolamentos vegetalistas estilizados; a área inferior, de feição funcional é composta por um barra transversal na qual se definem verticalizadamente três longos dentes afunilados.
Trata-se de uma peça de grande leveza e feminilidade em que a tonalidade loura da tartaruga foi delicadamente explorada. A forma como foi modelada tecnicamente confere-lhe um movimento côncavo na zona superior e convexo junto dos dentes, no primeiro caso dando movimento visual ao adorno e, no segundo, visando a eficácia de uma melhor penetração e fixação deste entre os cabelos e acompanhando o recorte arredondado da cabeça.
Ao longo dos tempos, os joalheiros concretizaram pentes de luxo, em prata, ouro e gemas, particularmente no século XIX, período em que este adereço se vulgarizou entre as damas europeias.
Glossário|
Tartaruga| A tartaruga consiste num laminado muito fino da concha do animal do mesmo nome. É um material translúcido com manchas castanhas e douradas, permitindo efeitos estéticos muito apreciados na confecção de objectos como pentes, caixas e muitos outros objectos de arte decorativa.
Inventariação de Teresa d'Almeida d'Eça|MUSEU DOS BISCAINHOS
-
-
Origem/Historial: Presume-se uma utilização funcional e contemporânea do adereço em foco por parte de familiares femininos da doadora, a Senhora Dona Maria Delfina Adelaide Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
-
Incorporação: Doação da Senhora Dona Maria Delfina Adelaide Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso
-
Bibliografia
- KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989
- LEMOS, Maximiano - Enciclopédia Portuguesa Ilustrada Dicionário Universal. Porto: Lemos & Sucessor, 11 volumes, 1900 a 1909