Descrição: Travessa de adorno de cabelo de senhora, recortada em tartaruga e sobrepujada por uma barra decorativa sugestiva de diadema em metal dourado, sendo o conjunto modelado de forma convexa visando a eficácia de uma melhor penetração e fixação deste entre os cabelos e acompanhando o recorte arredondado da cabeça.
O objeto define um pente de recorte superior tronco-circular de que nascem verticalizadamente seis longos dentes afunilados; aquele asso... Ver maiscia-se a uma pequena tiara metálica, basculante e de recorte trapezoidal invertido, com um caráter expressivamente decorativo, combinando a técnica de incisão com a de inserção de esmaltagem a negro, definindo uma singela cercadura de elementos triangulares em oposição e enquadrando um elemento central de fita integrando um friso continuado de meandros (?), envolvida por três anéis verticais com elementos fitomórficos de enrolamentos.
O movimento do exemplar torna-se possível pela aplicação de uma pequena dobradiça em metal dourado na parte central posterior da barra que se liga a um encaixe e no mesmo material que se aprisiona à tartaruga através de um cravo.
Na História ocidental mais recente o pente de adorno destacou-se no contexto do traje feminino do século XVII, como travessa geralmente convexa que servia simultaneamente como elemento funcional e ornamental. Os pentes mais comuns eram fabricados pelos penteeiros ou penteadores e os materiais utilizados foram o chifre, o marfim, a tartaruga, a madeira de buxo, o metal; mais tardiamente com o avanço científico, foi possivel endurecer a goma elástica ou borracha (ebonite ou vulcanite). No século XX foram fabricadas peças nas matérias tradicionais assim como produzidas sinteticamente.
Ao longo dos tempos, os joalheiros concretizaram pentes de luxo, em prata, ouro e gemas, particularmente no século XIX, período em que este adereço se vulgarizou entre as damas europeias.
Glossário|
Tartaruga| A tartaruga consiste num laminado muito fino da concha do animal do mesmo nome. É um material translúcido com manchas castanhas e douradas, permitindo efeitos estéticos muito apreciados na confecção de objectos como pentes, caixas e muitos outros objectos de arte decorativa.
Inventariação de Teresa d'Almeida d'Eça| MUSEU DOS BISCAINHOS
Origem/Historial: A presente peça terá pertencido presumivelmente à família da nobreza bracarense Gomes da Silva e Matos e usada por dama contemporânea do espécimen.
Incorporação: Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso
Centro de Fabrico: Europa.
Bibliografia
KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989