Pistola
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: MB. DEP. 53.1979
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Armas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 6,8
-
Descrição: Pistola de reduzidas dimensões do principio do século XX, com sistema automático de carregamento de calibre 2 mm, e carregador de sete balas, parecendo-se com uma miniatura de coleção. Vem acompanhada por uma pequena bolsa parecida com um porta-moedas e que tem a forma da arma, sendo feita em tecido bege ou acastanhado e fecho metálico, e ainda por uma caixa em madeira forrada por tecido de veludo vermelho, em que se guarda o conjunto, assim como uma pequena caixa para conter munições que consistem em pequenos chumbos com o formato de balas. Tudo indica que seria usada por senhoras. A pistola tem um curioso desenho parecido com uma moderna arma automática, dadas as suas linhas retas, e o cano e a coronha de secção retangular. É feita em aço, com aplicações em madeira escura na coronha. O disparo consistia em fazer deslizar o corpo superior que substitui a culatra e pressionando-se o gatilho que o faz avançar e provocar a saída de apenas um pequeno projétil. Vem acompanhada por caixa de cartão com doze cartuchos.
A coronha apresenta uma elipse onde se inscreve as iniciais FP, a marca do fabricante, e um pouco abaixo a palavra KOLIBRI referente ao modelo. O cano apresenta o desenho de uma coroa com um N em baixo.
-
-
-
Incorporação: DEPÓSITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA DA COLEÇÃO DE ARMAS DO COMENDADOR ANTÓNIO MARIA SANTOS DA CUNHA (1911-1972), no ano de 1979.
A modalidade de integração no Museu dos Biscainhos foi de COMODATO (Depósito).
-