"TAÇA / ANTÓNIO DIAS JUNIOR / 28.4.56"
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 59 CMB.SC
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1956
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 34,7 x Diâm. 15,6 bordo
-
Descrição: Troféu de Prática de Tiro Desportivo, em forma de taça, em prata lisa, relevada e incisa, assente em pedestal de madeira esmaltada a negro.
A estrutura superior organiza-se como um cálice em recorte de campânula, haste curta, e pé circular alteado com três registos, o da base moldurado, o intermédio bojudo e, o superior, igualmente moldurado. A copa ostenta decoração em prata relevada e incisa, na zona inferior moldeando quatro representações de dupla voluta, contornada internamente por friso de estriado e ornato de cordão em meia-cana, a partir da qual se eleva igual número de dupla folha de acanto que ladeia um campo sugestivo de têxtil com motivo helicoidal em pontilhado, sendo lisa a restante superfície até à boca.
O pedestal ou suporte prismático é troncocónico, concavado ao centro e com alargamento nas bordas em que recebe dupla moldura, e ostenta um basamento liso de formato circular, inserindo frontalmente uma placa ovalizada fixada por dois pequenos pregos, em prata lisa e incisa, com a inscrição: “TAÇA / ANTÓNIO DIAS JUNIOR / 28.4.56”.
-
-
-
Incorporação: Constitui Depósito da “Coleção de Santos da Cunha” no Museu dos Biscainhos pela Câmara Municipal de Braga.
-
Centro de Fabrico: Porto (?)
Bibliografia
- VIDAL, Manuel Gonçalves, ALMEIDA, Fernando Moutinho de. - "Marcas de Contraste e Ourives Portugueses", Vol I e II, Lisboa, 1974