CADERNO DE NOTAS

  • Museu: Museu dos Biscainhos
  • Nº de Inventário: 2286 MB
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Equipamento e utensílios
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Dimensões (cm): Alt. 18,6 x Larg. 9,6 x Esp. 1,5
  • Descrição: CADERNO DE NOTAS, "Carnet", em casquinha (?), composto por uma estrutura paralelepipédica com tampa, ostentando tratamento decorativo, e que contém um bloco de papel no interior. O suporte metálico organiza um basamento de formato trapezoidal e bordo inclinado, decorado por puncionamento constituindo um friso fitomórfico com pontos perlados; a tampa ou cobertura é fixada à base por um sistema de dobradiça que permite uma mobilidade de 180º, sendo a decoração desta constituída por um medalhão circular central orlado por um duplo filete centrado por um perlado e que contém no campo um perfil de cabeça feminina voltada à esquerda do observador com os cabelos suavemente apanhados ao longo da nuca e apresentando-se coroada de louros; do elemento circular pende uma sequência de folha, campânula e botão floral. Acima e lateralmente ao motivo central desenvolvem-se em simetria duas reservas contendo um ornato floral envolto por enrolamentos vegetalistas e, duas tarjas verticais e lineares, com triplo sulco; a secção inferior introduz um outro friso fitomórfico recortado em retângulo. O alteamento realiza-se pela inserção de pequena placa soldada à peça superior e apresentando-se decorada com um estriado e um apêndice central definindo um recorte tronco-circular. O bloco é constituído por um feixe de folhas de papel fixado superiormente por um agrafo metálico e é furado de forma a permitir o destacamento individual daquelas que se apresentam de formato retangular verticalizado e cantos inferiores arredondados. As primeiras três páginas atuais encontram-se manuscritas a tinta (?) azul com as seguintes anotações: (1ª pag.), "Montaillé - Le costume féminin - Paris 1894 / M. Monteiro - S. Pedro de Rates. Porto 1908 / João Penha...Lisboa, 1882 "; (2ª pag) "Manoel Gomes de Silva e Mattos, Arcediago de Braga, Fidalgo Capelão da Corte Real"; (3ª pag.) "Gomes / Leal / Braga"; e na última, a lápis, o que se nos afigura ser uma assinatura (de proprietário ?), "Manuel José de Faria". Presume-se que Manoel Gomes de Silva e Mattos, Arcediago de Braga, Fidalgo Capelão da Corte Real foi um antepassado da doadora da peça, a Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
  • Incorporação: Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso
  • Centro de Fabrico: Provavelmente europeia.

Exposições

  • 1800.1900 | traje de um século. a colecção do Museu dos Biscainhos

    • Museu dos Biscainhos
    • Exposição Física

Multimédia

  • 2286 MB.JPG

    Imagem
  • 8321.jpg

    Imagem