Dimensões (cm): Alt. cerca de 9 x Larg. cerca de 8
Descrição: Estojo de formato oval constituído por duas abas interligadas através de dobradiça metálica, revestidas exteriormente a tecido de veludo vermelho carmim sendo a tampa forrada internamente a tecido de cetim de seda cor-de-pérola e a base contendo uma fotografia pintada a guache (?) encobrindo-a integralmente, de forma a constituir um retrato pintado, ilustrando uma figura masculina, que consta do cadastro como sendo o avô da doadora, a Exª Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
Trata-se da figuração de um homem jovem, representado de busto, com o corpo voltado 3/4 à direita, apresentando cabelo curto, carnação clara e olhos azuis; traja casaco escuro, colarinho alto claro, gravata ou lenço de cor lilás avivado pela aplicação de uma presumivel jóia em forma de medalhão dourado; o fundo é de cor cinza uniforme. A imagem é protegida por um vidro com o formato oval da pequena caixa, e envolta por dupla bordadura constituída por um cordão metálico dourado modelado e inciso com motivos vegetalistas e de fita que se entrelaça entre estes, a que se segue exteriormente a aplicação de um galão, em fio de seda frouxa cor-de-pérola, com remate exterior lobular.
O estojo apresenta um sistema de encerramento através de um pino metálico dourado associado a uma mola com uma lingueta externa que penetra na tampa do mesmo.
A empresa que concretizou a fotografia e, eventualmente, a pintura aposta sobre esta, foi a "Photographia / de / Miguel Novaes / Rua do Bomjardim, nº 233 / Porto", instalada a partir de 1855. Miguel Joaquim Xavier Novaes, que fora aluno da Academia Portuense de Belas-Artes (1848 e 1853), "foi um dos primeiros fotógrafos com estúdio fixo aberto naquela cidade" e iniciou a apresentação de fotografias em Portugal, concretamente em 1857, na Exposição Trienal da Academia do Porto restringida até então às Belas-Artes.
Será de salientar que a presente fotografia ao encontrar-se integralmente pintada a guache aponta para uma aproximação à pintura em miniatura que, à época, século XIX, era ainda apreciada entre as damas, geralmente ilustrando retratos, inscritos em medalhões ou inseridos em estojos similares ao espécime em análise.
Inventariação de Teresa d'Almeida d'Eça| MUSEU DOS BISCAINHOS
Incorporação: Doação da Exª Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
Centro de Fabrico: Porto.
Bibliografia
SENA, António - "História da Imagem Fotográfica em Portugal: 1839-1997". Porto: Porto Editora, 1998
Multimédia
8252.jpg
Imagem
8253.jpg
Imagem
8264.jpg
Imagem
Retrato de Miguel Joaquim Xavier de Novais. Década de 1870.jpg
Imagem
8252.jpg
8253.jpg
8264.jpg
Retrato de Miguel Joaquim Xavier de Novais. Década de 1870.jpg