Casaca
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2982 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Alfaiate)
-
Datação: 1800/1810
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. manga, cerca de 66 x Alt. costas, 115 x Larg. ombros, 35
-
Descrição: Casaca masculina confeccionada manualmente, em tecido de cetim de seda de cor castanho tabaco, sendo estruturada por quatro elementos, dois frontais e dois dorsais, acrescidos de duas nesgas, costurados entre si.
Desenha um corte de cós alto e liso, abotoamento frontal de botões forrados no tecido base, quatro com as respectivas aberturas caseadas e igual número com carácter decorativo e botoeiras falsas; lateralmente, integra duas algibeiras encobertas por palas horizontais. Na face posterior, a peça apresenta-se cintada, com corte "redingote", e a parte inferior define uma racha em trespasse formando abas cortadas a direito rematadas por dois botões no alinhamento das costuras, ao nível dos rins. O interior é forrado a tecido de seda de cor castanha e a tecido de estopa de linho branco na zona central das costas e nas mangas. Estas são compridas e lisas, rematadas por pequeno canhão ou virola junto ao punho.
O exemplar em análise permite ilustrar que a sociedade nobre e burguesa da região possuía o conhecimento dos ditames da moda contemporânea masculina, predominantemente inglesa, à semelhança da capital e da Europa.
-
-
-
Incorporação: Senhora Dona Maria Emília Mendes de Seiça e Santos da Providência Santarém, Casa da Roupeira, Laje, Vila Verde.
-
Bibliografia
- KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989
- MENDONÇA, Maria José - "O Trajo Civil em Portugal". Lisboa: DGAC-Museu Nacional de Arte Antiga, 1974
- TEIXEIRA, Madalena Braz - O Traje Império e a sua Época/1792-1826. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992.
- TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005