Meia de homem (par)
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2818 (c, d) MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Fabricante de meias)
-
Datação: Século 18/19
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. (pé) c. 27 x Alt. (perne) 60 x Larg. . x Diâm. (coxa) 38
-
Descrição: Par de meias altas de vestuário masculino, confeccionado mecanicamente em tecido de malha de fio misto de linho e de seda (?) de cor branca cru. Cada meia é estruturada como uma única peça têxtil, inicialmente trabalhada a partir de um ponto central da biqueira e desenvolvendo-se de forma a definir o pé e alargando até à coxa.
A adaptação antropormófica à perna concretiza-se através de uma costura vertical na parte posterior, cujo ponto de união é definido por dois triângulos invertidos, bordados em abertos e fechados no próprio processo de tecelagem e situados ao nível do remate superior da meia. As peças apresentam-se ornamentalmente lisas na parte superior, com excepção para um monograma "F.T." bordado a linha preta em ponto de cruz mecânico e em posição invertida, presumindo-se a possibilidade de referenciar o encomendador, o fabricante ou o proprietário, e insere decoração lateral e simétrica na área inferior, bordada mecanicamente, em relevo, e desenhando a meio do canhão um motivo floral estilizado do qual descem duas linhas continuadas com um outro ornato vegetalista mas de menores dimensões que se vai abrindo para baixo uma, mais comprida, em direcção ao peito do pé, e, a outra, mais curta, até ao calcanhar.
A tecelagem mecânica de meias com início no século XVIII, vulgarizou-se no século XIX o que facilitou a sua divulgação como componente de roupa interior masculina e feminina entre as classes nobre e de alta burguesia.
-
-
Origem/Historial: As meias em foco pertenceram à familía da Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional, contemporânea da confecção das mesmas, por parte de elementos masculinos da familía da citada senhora.
-
Incorporação: Doação do Sr. Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz, Colecção Sra. Dª Maria da Purificiação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, Casa da Ponte, Arcos de Valdevez
-
Bibliografia
- MENDONÇA, Maria José - "O Trajo Civil em Portugal". Lisboa: DGAC-Museu Nacional de Arte Antiga, 1974