Descrição: Embarcação a vapor dentro da tipologia das traineiras, confecionada em folha de ferro estanhada, modelada, recortada e pintada em policromia.
A peça define um casco mais elevado na proa do que na popa, desenhando duas zonas transversais identificadas por cores, verde na inferior e vermelho na superior, molduradas por filete relevado. A coberta principal é delimitada por uma borda protetora, vendo-se naquela e sobrepondo-se ao porão, uma cabina de formato semi-circular, com seis janelas ou aberturas obtidas por vazamento do metal, centralizadas frontalmente no topo superior por um farol prateado, sendo esta estrutura pintada de vermelho na área inferior e no tejadilho, e de amarelo-creme nas janelas.
Ajustada à parede posterior da cabina, ergue-se uma chaminé do sistema de energia a vapor que faria movimentar a embarcação, que é encimada por uma cruz vermelha de cada lado. Sobre o porão observa-se uma cobertura pintada de vermelho com uma cruz a prateado e, na extremidade daquele, inserem-se dois faróis ou radares (?), prateados, ajustados no topo de varas paralelas que se voltam para a popa. Localizada nesta, instala-se um escaler, ou barco salva-vidas, sendo todo o convés da embarcação na cor de amarelo-creme acima mencionada.
Teresa d'Almeida d'Eça| MUSEU DOS BISCAINHOS|
Incorporação: Museu de Etnografia do Porto. MUSEU DE ETNOGRAFIA DO PORTO