Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul
Dimensões (cm): Alt. 4,5 x Diâm. 41,2
Descrição: Prato circular, de covo acentuado e aba larga com canelura junto ao bordo, boleado, recortado em chaveta.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul. No centro, um ramo de flores de morangueiro com gavinhas, disposto em círculo; na aba uma faixa do tipo de "Rouen", com reservas de volutas e concheado, alternando com reticulado, enquadrando ponto ao meio, e faixa lisa sobre o contorno do bordo.
Origem/Historial: Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro.
Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Director do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens.
Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
Tem o ex-libris do Conde do Ameal, pelo que deve ter pertencido a essa colecção e ter sido comprado por Manuel Maria Lúcio no leilão da colecção.
Incorporação: Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Fabrica de Massarellos Porto. Exposição Fábrica de Louça de Massarelos 1763-1936 [Cat. Exp. Museu Nacional de Soares dos Reis]. Porto: IPM, 1998