Prato
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 183 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1522/1566
-
-
Técnica: Porcelana com decoração pintada a azul sob o vidrado
-
Dimensões (cm): Alt. 6,8 x Diâm. 30,9
-
Descrição: Prato circular, de covo profundo, caldeira arredondada e aba muito levantada, assente sobre frete inclinado para o interior.
Porcelana com decoração pintada a azul cobalto sob o vidrado anilado. O azul, sobretudo do fundo e parte da aba, apresenta problemas, estando a decoração esbatida e, no fundo do tardoz, tem concreções arenosas agarradas ao vidrado. Na frente, o fundo é decorado com paisagem dentro de um duplo círculo, com rochedo e duas hastes floridas, respectivamente de peonias e camélias, com dois pavões. Caldeira sem decoração e aba enquadrada por filetes e preenchida com uma cercadura de elementos vegetais com enrolamentos, entre os quais alternam flores com grous, quer parados, quer em voo. Tardoz decorado na aba com quatro ramos de ameixoeira, separados por flores e enquadrados por dois filetes e, na caldeira, com três hastes floridas e com pássaros, separadas por contas. Frete sublinhado por linha ondulada entre filetes.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro.
Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Director do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens.
Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
-
Incorporação: Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
- KRAHL, Regina; John Ayers, Nurdar Erbahr - Chinese Ceramics in the TopKapi Saray Museum, Istanbul, A Complete Catalogue: Sotheby's Publications, 1986
- LION-GOLDSCHMIDT, Daisy - Les porcelaines chinoises du palais de Santos, in Arts Asiatiques. Annales du Musée Guimet et du Musée Cernuschi, T.XXXIX, p.5-72. Paris: École Franç. d'Extrême Orient, 1984