Caneca antropomórfica
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 123 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1790/1830
-
-
Técnica: Faiança moldada, com decoração realçada com vidrados coloridos a azul, castanho, amarelo e verde, sobre fundo creme
-
Dimensões (cm): Comp. 18,5 x Alt. 32,5 x Larg. 17,3
-
Descrição: Caneca antropomórfica figurando um homem sentado num plinto sobre uma base rectangular, arredondada à frente; com pega inserida nas costas, em "C", com estria longitudinal e remate em voluta; cabeça voltada três quartos à esquerda, perna direita mais elevada, segurando na mão esquerda uma caneca que se apoia sobre o plinto e, na direita, segurava algo que já não existe, presumivelmente um copo.
Faiança "pó de pedra" com decoração polícroma a azul, castanho, amarelo e verde, sobre fundo creme. A figura traja casaco e calças azuis, sendo os virados do casaco em castanho; colete de tom amarelado, camisa e laço no pescoço, também azul; tricórnio e sapatos castanhos. A caneca que segura na mão esquerda apresenta motivos escorridos, na face principal, sobre fundo creme. Os pormenores do rosto - olhos e sobrancelhas - são respectivamente a azul e a castanho, tal como o cabelo. Base verde.
-
-
Origem/Historial: Esta peça foi cadastrada em 1940 juntamente com o conjunto designado Fundo Antigo do Museu, mas já tinha sido anteriormente cadastrada em 1938.
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo Museu)
-
Centro de Fabrico: Gaia