Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul, verde, amarelo e vinoso
Dimensões (cm): Comp. 23,1 x Alt. 47,5 x Larg. 17
Descrição: Fonte de pendurar, moldada, de formato periforme, com base semi-circular, de bordo ondulado, cintada na junção com o bojo; bojo com duplo registo de caneluras, sendo as inferiores mais largas e com um mascarão inserido na frente; colo mais estreito com caneluras que nascem na metade superior e bordo ondulado voltado para o exterior.
Faiança com esmalte branco e decoração em relevo e pintada a azul, verde, amarelo e vinoso. Na base da fonte, uma cercadura ondulada de folhas a amarelo; o mascarão da frente insere-se em moldura radiada a azul com contorno ondulado, delimitado por filete a laranja e a amarelo; no colo, ao centro, um sol desenhado a vinoso e sombreado a azul, envolto em moldura de perlado, relevada, ladeada por motivos vegetais e de que pendem dois botões de flor. A moldura é encimada por motivos vegetais em relevo, de onde saem grinaldas relevadas, suspensas lateralmente por anéis; junto ao bordo, duplo filete entrecruzado, com botões de flor nos pontos de cruzamento.
Origem/Historial: Esta peça foi cadastrada em 1940, juntamente com o conjunto designado Fundo Antigo do Museu, mas já tinha sido anteriormente cadastrada em 1939/40.
Incorporação: Adquirida para o museu
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Catálogo da Exposição das Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII, XVI Congresso Internacional de História de Arte. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1949
Fábrica de Louça de Miragaia [Cat. Exp.]. Lisboa: IMC/ MNSR, 2008
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
VALENTE, Vasco - Cerâmica Artística Portuense dos séculos XVIII e XIX. Porto: Livraria Fernando Machado, S.d.
Exposições
Exposição de Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII. XVI Congresso Internacional de História de Arte