Descrição: Paisagem representando um trecho de praia trabalhada em tonalidades claras e contrastantes em que o pintor exercitou uma particular liberdade na forma de tratamento da pincelada. Distinguem-se dois planos principais: o areal, trabalhado em tonalidades de castanho claro, e o extenso plano constituído pelo mar e céu separados por uma linha ténue de horizonte. Ali predominam as mesmas tonalidades no tratamento dos dois elementos, mar e céu, como num efeito de reflexo. O motivo iconográfico das mulheres à beira-mar serve mais uma função plástica de exercício pictórico do que a narrativa descritiva das práticas do quotidiano: o preto das vestes contrasta com as tonalidades claras da composição e a verticalidade dos corpos contraria a predominância das linhas horizontais.
Origem/Historial: A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro.
Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952.
Incorporação: Doação de Maria da Luz de Melo e Castro.
Bibliografia
Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850 - 1950 [Catálogo da exposição]. [Lisboa]: MC/IPM/MNSR, 1996
Silva Porto 1850 - 1893, Exposição Comemorativa do Centenário da sua Morte (Cat. Exp.). Porto: IPM/MNSR, 1993.
Exposições
Silva Porto 1850 - 1893. Exposição Comemorativa do Centenário da sua Morte