Pote de chá

  • Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
  • Nº de Inventário: 256 Cer MNSR
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: 1735/1795
  • Técnica: Porcelana rodada, com decoração pintada sobre o vidrado a vermelho ferro, rosa, azul, verde, preto, castanho e dourado
  • Dimensões (cm): Alt. 12,6 x Diâm. 7,5 (bojo)
  • Descrição: Pote pequeno, de forma ovóide, com colo estreito e curto, assente num pé tronco-cónico inclinado para o exterior, com decoração em relevo, formando volutas vazadas e tampa em meia calote de bordo revirado, com pega em botão achatado. Porcelana branca com decoração polícroma da "família rosa" (vermelho ferro, rosa, azul, verde, preto, castanho e dourado) pintada sobre o vidrado. Bojo decorado com duas reservas ovais delimitadas por duplo filete, dentro das quais se vêem cenas chinesas: de um lado, no exterior de uma casa, uma mulher de pé apresenta uma sapeca a um homem sentado; do outro, no interior de uma casa, um homem observa uma mulher e uma criança com um cão, que estão no exterior. Entre estas reservas, duas outras, mais estreitas, polilobadas, com decoração floral, rematando superior e inferiormente com medalhões de decoração vegetalista. Tampa decorada com grinaldas de flores, alternando com filetes ondulados e sapecas (símbolo da riqueza).
  • Origem/Historial: Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro. Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública. Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Director do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens. Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
  • Incorporação: Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis
  • Centro de Fabrico: China

Bibliografia

  • HERVOUET, François et Nicole; Bruneau, Yves - La Porcelaine des Compagnies des Indes à décor occidental. Paris: Flammarion, 1986
  • KRAHL, Regina; John Ayers, Nurdar Erbahr - Chinese Ceramics in the TopKapi Saray Museum, Istanbul, A Complete Catalogue: Sotheby's Publications, 1986

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