Taça

  • Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
  • Nº de Inventário: 269 Cer MNSR
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: 1715/1730
  • Técnica: Porcelana rodada, com decoração pintada sob o vidrado anilado a azul e sobre o vidrado a vermelho ferro e dourado
  • Dimensões (cm): Alt. 14,5 x Diâm. 31
  • Descrição: Taça grande, circular, de paredes arredondadas, com o bordo ligeiramente inclinado para o exterior e assente num frete recuado, inclinado para o interior e não vidrado no bordo. Porcelana branca com decoração "Imari chinês", pintada a azul sob o vidrado e vermelho ferro e dourado sobre o vidrado anilado. No interior, no fundo, dentro de um círculo azul, um grande crisântemo com folhas e botões e, na parede junto ao bordo, cercadura de crisântemos e açucenas alternados, entre filetes. Bordo dourado. No exterior, a parte inferior da parede decorada com duplo crisântemo alternado com açucena e, na parte superior, cercadura de painéis rectangulares unidos por flores e com uma linha de pérolas e flores que os atravessa pelo meio. Junto ao bordo, cercadura de quadrifólios com meias flores intercaladas. Em volta da parte superior do frete, cercadura de enrolamentos.
  • Origem/Historial: Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro. Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública. Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Director do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens. Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
  • Incorporação: Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis
  • Centro de Fabrico: China

Bibliografia

  • KRAHL, Regina; John Ayers, Nurdar Erbahr - Chinese Ceramics in the TopKapi Saray Museum, Istanbul, A Complete Catalogue: Sotheby's Publications, 1986

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