Prato
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 361 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1723/1750
-
-
Técnica: Porcelana com decoração pintada sobre o vidrado a azul, roxo, rosa, vermelho ferro, castanho, amarelo e dourado
-
Dimensões (cm): Alt. 6,5 x Diâm. 41
-
Descrição: Prato circular de grandes dimensões, paredes grossas, aba larga, côncava e levantada e frete ligeiramente inclinado para o interior.
Porcelana branca com decoração da "família rosa" (azul, roxo, rosa, vermelho ferro, castanho, amarelo e dourado) sobre o vidrado. Fundo decorado com oito carpas. Aba com cercadura de reservas polilobadas (lanceoladas) preenchidas com enrolamentos sobre os quais se desenham flores, alternando peonias e crisântemos. Nos intervalos, meias flores de onde pendem fitas e cadeias de contas terminadas em cabeças de ruyi com três fios de contas também. No tardoz da aba quatro flores estilizadas.
-
-
Origem/Historial: Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948.
-
Incorporação: Aquisição através da Direcção Geral da Fazenda Pública
-
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
- Catálogo dos objectos de arte (...) que constituem a (...) Colecção Barros para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto. Lisboa: Casa Liquidadora Leiria e Nasc