Técnica: Porcelana moldada, com decoração em relevo e pintada sobre o vidrado a verde, rosa, roxo, azul, preto, vermelho ferro, amarelo e dourado
Dimensões (cm): Alt. 3,8 (chávena); 2,1 (pires) x Larg. 8 (chávena) x Diâm. 5,9 (boca da chávena); 10,6 (pires)
Descrição: Chávena de paredes arredondadas, moldadas em gomos e com decoração floral em relevo, assente sobre seis pés altos e ligeiramente inclinados para o exterior e com asa entrançada e rematada, na parte superior, por flores em relevo e, na parte inferior, com um laço sobreposto.
Porcelana branca com decoração polícroma pintada sobre o vidrado a verde, rosa, roxo, azul, preto, vermelho ferro, amarelo e dourado. No interior, uma flor pintada no fund... Ver maiso e, dispostas em círculo, uma série de quatro insectos, seguida de outra de quatro flores. Exterior decorado com um ramo de flores grande em oposição à asa e dois mais pequenos, em relevo e pintados, intercalados por dois insectos pintados. Bordo e pés dourados.
Prato circular moldado em gomos, de bordo recortado e assente em seis pés. Na frente, decoração idêntica à do interior da chávena e, no tardoz, três ramos de flores em relevo e pintadas, separadas por três insectos pintados.
Origem/Historial: Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro.
Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Direc... Ver maistor do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens.
Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
Incorporação: Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Meissen
Exposições
As Bebidas Exóticas e as Artes Decorativas - o chá, o café e o chocolate