Chávena e pires
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 881 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Porcelana moldada, com decoração pintada sobre o vidrado a azul, amarelo, turquesa, rosa e dourado
-
Dimensões (cm): Alt. 5,5 (chávena), 1,8 (pires) x Larg. 8 (chávena) x Diâm. 6 (chávena), 11,5 (pires)
-
Descrição: Chávena moldada com torsão, dando o efeito de uma flor. Forma tronco-cónica, com boca quadrangular e bordo recortado, estrangulamento na ligação ao pé, que é revirado para o exterior e asa em C estriada.
Porcelana branca com decoração a azul, amarelo, rosa, turquesa e dourado. Exterior decorado em relevo e em bandas torcidas com fundo das várias cores dispostas paralelamente a acompanhar a torsão, com elementos vegetais e florais pintados a dourado. Cada uma das bandas é delimitada por motivo encordoado em relevo a dourado. Asa dourada.
Pires circular, de bordo muito recortado, com recorte mais saliente em intervalos regulares, de aba larga e levantada e assente sobre pequeno frete circular ligeiramente inclinado para o interior.
Porcelana branca com decoração a roxo e dourado. No fundo, um círculo dourado. Junto ao bordo, barra matizada de fundo roxo, sobre a qual estão pintados motivos vegetais estilizados com enrolamentos a dourado.
-
-
Origem/Historial: Em testamento de 06.03.1981, o Engº Gaspar Natal dos Santos Ribeiro deixou ao Museu Nacional de Soares dos Reis "todos os móveis que possam ser classificados como obras de arte antigas". A Directora do Museu seleccionou as obras que interessavam, das quais se fez uma relação em 28.8.1981.
Por despacho do Secretário de Estado da Cultura de 23.11.1981, foi autorizada a aceitação do legado pelo Museu.
-
Incorporação: Legado do Engº Gaspar Natal dos Santos Ribeiro
-
Centro de Fabrico: Europa