Caixa
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 947 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1804/1812
-
-
Técnica: Porcelana moldada, com decoração polícroma pintada e estampada sobre o vidrado e aplicações metálicas
-
Dimensões (cm): Comp. 14,8 x Alt. 8 x Larg. 14,5
-
Descrição: Caixa de forma quase quadrangular, recortada em cruz de braços iguais, com tampa em calote rebaixada. Aplicações metálicas no bordo da caixa e tampa, dobradiças e fecho.
Porcelana branca, de fundo não vidrado, com decoração a amarelo, castanho, azul, branco, preto, roxo, verde e dourado. Fundo amarelo com decoração relevada a dourado, com motivos "império", alternando medalhões com a águia imperial, palmas e a letra N rodeada por coroa de louros.
Tampa também com fundo amarelo e decorada no centro com medalhão circular com cena de interior representando o imperador Napoleão sentado a uma mesa, a ser servido por uma mulher e uma criança. O medalhão é rodeado por cercadura dourada com pontilhado, interrompida na parte superior por uma águia e, na inferior, por um medalhão oval com a letra N encimada por uma coroa e ladeado por motivos decorativos também dourados e em relevo, como palmas, folhagem, ramos de louro.
No interior, no centro da tampa e no fundo da caixa, repete-se o mesmo ramo de flores variadas pintadas a roxo, rosa, amarelo, verde, azul, vermelho, turqueza e cinzento.
-
-
Origem/Historial: Esta peça foi legada ao Museu Nacional de Soares dos Reis pela artista Maria da Glória Ribeiro da Cruz Faria, filha do pintor João Augusto Ribeiro, em testamento de 16.03.1981, juntamente com 3 peças de escultura.
Por despacho do Secretário de Estado da Cultura de 16.08.1989 foi autorizada a aceitação deste legado pelo Museu, que foi entregue ao Museu em 12.4.1990 pela Sociedade Protectora dos Animais, testamenteira da legadora.
-
Incorporação: Legado de Maria da Glória Ribeiro da Cruz Faria
-
Centro de Fabrico: Sèvres
Bibliografia
- BRUNET, Marcelle - Les Marques de Sèvres. Paris: Gérard Le Prat éditeur, 1953