Chávena e pires
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 882.5 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Porcelana moldada, com fundo dourado e decoração estampada a azul, rosa, cinzento e várias tonalidades de rosa e bege a dar a carnação.
-
Dimensões (cm): Alt. 5 (chávena), 1,3 (pires) x Larg. 6,5 x Diâm. 5,5
-
Descrição: Chávena ovóide, moldada, formando na frente um medalhão oval, rebaixado e com pontilhado em relevo e, nas zonas laterais, gomos ondulados. Bordo recortado, asa em S rematada em voluta e assente sobre pequeno frete recuado e recortado.
Porcelana branca com fundo dourado, preenchendo todo o exterior da peça (já com muitas falhas, sobretudo na asa e nas zonas em relevo) e decoração polícroma no medalhão do bojo, que apresenta uma figura feminina com trajo do século XVIII, estampada a azul, rosa, cinzento e várias tonalidades de rosa e bege a dar a carnação.
Pires circular de aba larga, levantada e moldada em gomos pouco pronunciados, bordo recortado e pequeno frete inclinado para o interior.
Porcelana branca, com fundo dourado na aba, que apresenta decoração vegetal estilizada relevada em duas zonas afrontadas.
-
-
Origem/Historial: Em testamento de 06.03.1981, o Engº Gaspar Natal dos Santos Ribeiro deixou ao Museu Nacional de Soares dos Reis "todos os móveis que possam ser classificados como obras de arte antigas". A Directora do Museu seleccionou as obras que interessavam, das quais se fez uma relação em 28.8.1981.
Por despacho do Secretário de Estado da Cultura de 23.11.1981, foi autorizada a aceitação do legado pelo Museu.
-
Incorporação: Legado do Engº Gaspar Natal dos Santos Ribeiro
-
Centro de Fabrico: Europa