Covilhete / serviço de chá (incompleto)
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 6.4 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1784/1840
-
-
Técnica: Meia porcelana moldada, com decoração pintasa sobre o vidrado a azul, vermelho, rosa, roxo, verde, branco, amarelo e dourado
-
Dimensões (cm): Comp. 25 x Alt. 2,7 x Larg. 20,5
-
Descrição: Covilhete em forma de coração, de paredes arredondadas e levantadas, pouco fundo, de bordo recortado e ondulado, assente sobre pequeno frete recuado e inclinado para o interior, que acompanha o recorte da peça.
Meia porcelana branca com decoração pintada a rosa, verde, azul, amarelo, branco, roxo e dourado. Covo preenchido por barra de fundo dourado com flores variadas pintadas. No fundo, uma flor cor de rosa com folhagem verde, dentro de reserva em forma de coração, delimitada por cercadura de cadeia de elos ovais unidos por losangos, que se repete junto ao bordo, que é dourado.
-
-
Origem/Historial: Este conjunto pertenceu à Mitra do Porto, cujos bens, arrolados em 1911, foram entregues à Câmara Municipal do Porto em 20 de Dezembro de 1915.
Pelo Dec. 21.504 de 27/07/1932 é reestruturado o Museu de Soares dos Reis, que passa a ter a designação de Nacional, e nele se prevê a integração no Museu dos objectos provenientes da Mitra do Porto.
Em 10 de Março de 1933 é feita a entrega das peças de porcelana, ourivesaria e joalharia ao Museu Nacional de Soares dos Reis pela Câmara Municipal do Porto.
-
Incorporação: Transferência da Mitra do Porto para o Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Derby. Inglaterra
Bibliografia
- ROCHA, Manuel Joaquim Moreira da - Inventário do Paço Episcopal do Porto em 1911, in Revista de Ciências Históricas, vol. VII. Porto: Universidade Portucalense, 1992