Taça
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 1335 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1750/1795
-
-
Técnica: Porcelana rodada, com decoração pintada sobre o vidrado a rosa, vermelho ferro, lilás, verde, castanho, dourado e alguns contornos a preto
-
Dimensões (cm): Alt. 4,7 x Diâm. 9
-
Descrição: Taça circular, de paredes arredondadas, mais larga na parte superior e assente num pequeno frete circular.
Porcelana branca, de paredes muito finas e translúcidas, com decoração polícroma da "família rosa", pintada sobre o vidrado a rosa, vermelho ferro, lilás, verde, castanho, dourado e alguns contornos a preto. Parede exterior decorada com dois ramos de flores simétricos, atados por fitas com laço. No interior, junto ao bordo, cercadura de motivos reticulados cruzados, alternando com escamas e losangos, formando reservas delimitadas por volutas.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribuído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
- Do Neolítico ao Último Imperador. A perspectiva de um coleccionador de Macau (Cat. Exp.). Lisboa: Gov. Macau/IPPAR, 1994
- Do Tejo aos Mares da China. Paris: Réunion des Musées Nacionaux, 1992