Descrição: Taça troncocónica, de paredes arredondadas, bordo revirado para o exterior e assente sobre pequeno frete recuado.
Porcelana branca, fina e translúcida, com decoração do tipo "Imari chinês" pintada sob o vidrado anilado a azul e, sobre o vidrado, a vermelho ferro e dourado. Interior decorado no fundo com uma pequena flor e, junto ao bordo, com filete azul, que se repete no exterior e na zona inferior do bojo. Este é todo decorado com reservas polilobadas em forma de ruyi, com paisagem com casa, montes, lingzhi e flores, alternando com duas outras circulares, com três frutos, separadas por flores variadas com folhagem. Bordo sublinhado a castanho.
Pires circular, de covo acentuado, de paredes levantadas arredondadas, bordo revirado para o exterior e assente sobre pequeno frete. Matéria e decoração semelhantes às da chávena.
Origem/Historial: O acervo do Museu Municipal do Porto foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Previamente, em 1938/39, foi feito um inventário geral, do qual consta esta peça, sem indicação de proveniência.
Consta ainda de um inventário parcial, feito em 1919 (inv. parcial nº 5), também sem indicação de proveniência.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
KRAHL, Regina; John Ayers, Nurdar Erbahr - Chinese Ceramics in the TopKapi Saray Museum, Istanbul, A Complete Catalogue: Sotheby's Publications, 1986
Exposições
As Bebidas Exóticas e as Artes Decorativas - o chá, o café e o chocolate