Prato
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 1413 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Porcelana rodada, com decoração pintada sobre o vidrado a vermelho ferro e dourado
-
Dimensões (cm): Alt. 2,6 x Diâm. 22,8
-
Descrição: Prato circular, de covo levemente acentuado, aba lisa levantada e fundo reentrante.
Porcelana branca com decoração pintada sobre o vidrado a vermelho ferro e dourado. Fundo decorado com medalhão dentro de círculo vermelho, com flores variadas a rodear uma reserva de fundo avermelhado e em forma de pêssego com elementos simbólicos no interior - vaso de três pés e lingzhi. Caldeira limitada, junto à aba, com cercadura de pontas de lança a vermelho ferro. Aba decorada com quatro conjuntos simbólicos, iguais dois a dois e colocados alternadamente, com rochedos vazados de onde saem flores e, num caso, com vaso de três pés e, no outro, com vaso alto com materiais de escrita. Junto ao bordo, cercadura larga de quadrifólios. Bordo sublinhado a castanho.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribuído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: China