Técnica: Porcelana branca, moldada, com decoração pintada sobre o vidrado a verde, vermelho ferro e dourado
Dimensões (cm): Comp. 35 x Alt. 24 x Larg. 25
Descrição: Terrina oval, de paredes arredondadas, bojo mais largo em cima, com estrangulamento na metade inferior e junto ao pé, que é inclinado para o exterior. Asas em forma de cauda de peixe, moldadas com estrias e remate superior recortado, aplicadas sobre a parte superior do bojo. Tampa de encaixe em forma de calote rebaixada, com zona central elevada, bordo revirado para o exterior e pega moldada em voluta, com estilização vegetal. Encaixe da tampa e bordo não vidrados.
Porcelana branca com decoração pintada sobre o vidrado anilado a verde, vermelho ferro e dourado. Bojo decorado, de cada lado com haste florida central, ladeada por pequenas flores soltas. Junto ao bordo, cercadura de elos encadeados, ligados por quadrifólios pequenos. Junto ao bordo do pé, filete verde, rematado em intervalos regulares em voluta, que se liga a três losangos. Asa de fundo vermelho com decoração ondulada a dourado. Na tampa repete-se a decoração da terrina, sendo o bordo sublinhado a dourado e a pega pintada a vermelho na parte inferior e a dourado na parte superior (quase desaparecido).
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribuído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
CASTRO, Nuno de - A Porcelana Chinesa e os Brasões do Império. Porto: Livraria Civilização, 1987